Primeiro encontro na Escola Monsenhor Queiróz
O primeiro encontro dos pibidianos das áreas de Dança, Música, Geografia e Artes Visuais na Escola Monsenhor Queiróz sob coordenação dos professores Thiago Amorim, Maria Falkembach, Mônica Borba e Alexandra Dias e supervisão das professoras Adriana (Artes) e Rosane (História), ocorreu com o intuito de fazer uma análise da escola - suas demandas (de professores, alunos e estrutura física) - bem como de uma integração entre o grupo do PIBID III que trabalhará nesta escola.
O primeiro encontro dos pibidianos das áreas de Dança, Música, Geografia e Artes Visuais na Escola Monsenhor Queiróz sob coordenação dos professores Thiago Amorim, Maria Falkembach, Mônica Borba e Alexandra Dias e supervisão das professoras Adriana (Artes) e Rosane (História), ocorreu com o intuito de fazer uma análise da escola - suas demandas (de professores, alunos e estrutura física) - bem como de uma integração entre o grupo do PIBID III que trabalhará nesta escola.
Nós pibidianas da dança nos sentimos acolhidas pelas supervisoras Adriana e Rosane e após as atividades propostas pelos coordenadores percebemos uma maior integração ("quebra de gelo") entre o grupo, o que, segundo nossa visão, só ocorreu devido a essa socialização, pois acreditamos que acima de tudo os grupos do PIBID de cada área dessa escola (e não só) devem necessariamente conhecer uns aos outros, até porque consideramos isso mais voltado para as relações humanas.
A atividade foi a seguinte:
1) Formamos duplas, preferencialmente com uma pessoa de cada área; e que cada um contou ao outro um pouco de sí e logo após um apresentou o outro para o grande grupo.
2) Os coordenadores deram dez minutos para todos do grupo andar um pouco pelo espaço da escola, e de acordo com a visão do colega da 1ª atividade, identificar algo (imagens, sons, movimentos) e apresntar da forma que desejasse ao grande grupo.
E foram muito interessantes as apresentações. De uma forma geral, as pessoas de cada dupla incorporaram ações/pensares da área do colega; foi bem evidente essa apropriação da visão por parte dos pibidianos.
Logo após houve uma confraternização na sala dos professores, na qual o grupo parecia sentir-se à vontade. Em contrapartida nos pareceu que os professores estavam um pouco distantes do grupo do PIBID. Derrepente isso ocorreu porque não havíamos sido apresentados ainda.
E, voltando à reunião, os professores da escola (turno da tarde) se apresentaram ao grupo de pibidianos e esses aos professores; ambos falaram um pouco de suas expectativas em relação à entrada do PIBID na escola. A partir de então percebemos que houve uma mudança nos semblantes dos professores, que pareciam então, mais aliviados.
Ao término do encontro foi pedido pelos coordenadores que os alunos pibidianos relatassempor escrito o encontro deste dia para ser entregue no próximo encontro do dia 20/10/11.
Daiane Molina, Taís Botelho e Maiara Gonçalves.
Segundo Encontro do PIBID na Escola Monsenhor Queiróz
No 1°
momento nos socializamos com os outros pibidianos e com a escola, nos foi
proposto pelos coordenadores Thiago Amorim e Maria Falkemback que tirássemos
fotos da escola, de coisas que nos chamassem mais a atenção, que tivesse a sua
singularidade.
No
2°
momento houve a apresentação dos coordenadores e pibidianos para o
diretor.Começamos
falando da escola, quais processos, demandas, aspectos positivos e
negativos,
ele diz que a escola irá passar por uma reestruturação em dois meses,
que não
ajudará nem um pouco pois a escola enfrenta grandes problemas com a
infra-estrutura e com a demanda de alunos, que é maior que a capacidade
da
escola.Passa todos os anos com problemas referente à professores, falta
de
professores, que estão ou de licença ou aposentados, o diretor ainda
diz:
“...não se resolve, se dá uma solução...”.Há, na escola, uma diversidade
de
alunos( de todos os bairros de pelotas ), sendo, as turmas de 7° à
ensino
médio, classes com menor capacidade de 16 alunos e maior capacidade de
35. São
ao total 300 a manhã e a tarde, 50 no noturno, a maioria destes alunos
necessitam de transporte urbano, para ir à escola ou nas aulas de Ed.
Física, ocorridas no ginásio do Cruzeiro(alugado). Em relação ainda as
demandas da escola, ainda não possuem laboratório de ciências e nem um
espaço adequado para as reuniões de pais e mestres.
A
escola também enfrenta grande dificuldade na participação das famílias
dos alunos, que pouco comparecem na escola, mas isso já está tendo uma
melhora, segundo o diretor.
Por
fim, o diretor comenta os aspectos positivos da escola:.."sem dúvida é
organização...",está tendo provas disso perante aos projetos concluídos
com os alunos "...projeto concluído, capacidade de organização...", e
fala ainda de coletividade, que acredita ser também um aspecto positivo
da escola perante todas as dificuldades.
Daiane Molina, Taís Botelho e Maiara Gonçalves.