terça-feira, 29 de novembro de 2011

Literatura Infantil, educação e interdisciplinaridade

Essas foram algumas das discussões geradas a partir do estudo dos PCN’s pelo grupo de pibidianos do Curso de Dança – Licenciatura junto a professora  Mônica Borba, cujas sugestões dos livros foi feita pela mesma.
A literatura infantil oferece um espaço privilegiado para a prática escolar. No universo das histórias infantis inúmeras são as possibilidades de relações com o cotidiano dos alunos. No fazer pedagógico é preciso encontrar estratégias para relacionar o cotidiano dos alunos despertando o interesse deles pelo conteúdo estudado.
No que tange a relação escola x vida a escola torna-se espaço de referência na vida dos alunos. Cabe ao professor ter a sensibilidade para selecionar os textos que julgar não apenas possuir relação com os conteúdos, mas refletir sobre os desdobramentos que tal mensagem irá operar no imaginário dos alunos.

Aqui vão algumas sugestões de textos que podem ser trabalhados:

- Um garoto chamado Rorbeto – Gabriel O Pensador;
- Felpo Filva – Eva Funari;
- Da pequena topeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela – Werner Holzwarth;
- Reisinho mandão – Ruth Rocha;
- Romeu e Julieta  - Ruth Rocha;
- A verdadeira história dos três porquinhos (a versão do lobo);
- Lili inventa o mundo – Mário Quintana;
- O patinho surdo;
- Apelido não tem cola;
- As memória da bruxa Onilda;

Com o devido cuidado que o texto exige, é possível refletir sobre as temáticas e sobre muitas outras que os alunos podem sugerir; os textos podem , inclusive, servir de estímulo para a criação em outras linguagens artísticas, por exemplo.
Investigar o interesse dos alunos e buscar leituras que possam motivar discussões e estimular a imaginação pode ser também uma forma de propor a criação de textos.

A literatura e a educação agradecem.


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